quinta-feira, 18 de julho de 2013

BrOffice - CALC

O Calc é um programa que trabalha com planilhas eletrônicas. Abaixo entenderemos uma planilha.
Célula: São todos os quadrados existentes na planilha;
Célula Ativa: É a célula que aparece em destaque, na qual quando digitamos o texto nela aparece;
Colunas: São as letras dispostas horizontalmente (Guias de Colunas). Ao todos temos 256 colunas;
Linhas: São os números dispostos verticalmente. Ao todo temos 65.536 linhas.
Endereço: É indicado pela coluna e linha que a célula ou conjunto de células se encontra dentro da planilha.
Por exemplo: A3 – isto indica que a célula em questão está na Coluna “A” e Linha “3”.
01 – Barra de Formatação: compreende botões para formatação das células;
02 – Barra de Fórmulas: se divide nas caixas Área da Planilha e Linha de Entrada;
03 – Planilha: é toda a área quadriculada. Cada quadrado destes recebe o nome de célula;
04 – Guias de Planilhas: indica a quantidade de planilhas existentes e em qual estamos
trabalhando no momento.
• 01 – Nome da Fonte: mudar o tipo (nome) das letras;
• 02 – Tamanho da Fonte: mudar o tamanho das letras;
• 03 – Estilos (tipo) da Fonte: mudar os estilos da letra para Negrito, Itálico e Sublinhado;
• 04 – Alinhamentos: tipo de alinhamento do texto – os mesmos vistos no CALC;
• 05 – Mesclar Células: unir duas ou mais células;
• 06 – Formato de Número: Moeda: coloca os números com formato de moeda padrão;
• 07 – Porcentagem2: transforma o número em porcentagem;
• 08 – Formato de Número: Padrão: retira qualquer formatação que os números nas células tenham
sofrido;
• 09 – Casas Decimais: estes botões adicionam ou retiram os números após a vírgula (casas
decimais);
• 10 – Recuos: aumentar ou diminuir o recuo do texto;
• 11 – Bordas: aplicam ou retiram as bordas das células (linhas ao redor);
• 12 – Cor do Plano de Fundo: aplica ou retira cor das células;
• 13 – Cor da Fonte: para mudar a cor da fonte (letra) das células.
Exemplo planilha CALC
Exemplo planilha CALC 2
Funcionamento do BrOffice
Como criar um nova planilha
Formatos xls...
Formatação
Fórmulas e funções
Filtros
Gráficos
— ALGUMAS FUNÇÕES E SEUS ATALHOS
Função Teclas de atalho
Abre um documento Ctrl+o
Salva o documento atual Ctrl+s
Cria um novo documento Ctrl+n
Imprime o documento atual Ctrl+p
Copia os itens selecionados Ctrl+c
Recorta os itens selecionados Ctrl+x
Cola os itens selecionados Ctrl+v
Seleciona toda planilha Ctrl+a
Desfaz a última ação Ctrl+z
Localizar e substituir Ctrl+f
Continua a busca da pesquisa Shift+Ctrl+f
Sair do BrOffice.org Ctrl+q

7 comentários:

ROSARIO disse...

ESTOU GOSTANDO BASTANTE DO CURSO

chaguinha disse...

através deste curso conseguimos mais conhecimento sobre a informática.

Elizete Brasil disse...

Muito bom,pena ser apenas uma vez semanal ,pois torna-se pouco tempo para aprendizagem

Gorete Fernandes disse...

Excelente a aula e o assunto referente a planilha,vou tentar colocar em prática. Parabens Luciano!

JOSENIR disse...

GOSTO MUITO DO CURSO. SÓ ACHO POUCO TEMPO PARA APRENDER TANTA COISA!

Ana Marcia disse...

Achei muito complicado fazer uma planilha, tb, foi a primeira vez que tive essa oportunidade. vou tentar outras vezes.

ANTONIA MARIA DE FREITAS PORTO disse...

O assunto sobre planilha foi esclarecedor, gostei bastente apesar de já utilizar na empresa que trabalho.